quinta-feira, 18 de julho de 2013

NORMAL?

  

-Peso: nos primeiros dias o bebê perde um pouco de peso; é normal uma perda de 10% do peso do nascimento, que normalmente será recuperado até cerca de 15 dias. Depois, nas consultas com o pediatra, o ganho de peso será acompanhado através da curva de peso (assim como a altura e o perímetro cefálico), presente nas cadernetas de saúde da criança, que todas as mães recebem na maternidade. O peso é um importante parâmetro para avaliar se está tudo bem na amamentação.

-Temperatura: Há uma imaturidade do hipotálamo, nosso centro de regulação de temperatura para manter a temperatura corporal. Os bebês são mais sujeitos a perda de calor e hipotermia mas também “superaquecem” se ficarem agasalhados demais; portanto não exagere pra mais ou pra menos, observe se ele está confortável, calmo, com as mãos e pés quentinhos. Se ficarem vermelhos, agitados,, muito quentes(inclusive com aumento na temperatura corporal) e suados na cabeça , retire o excesso de roupas. Se ficarem frios, muito parados e com soluço, agasalhe-os um pouco mais e verifique as fraldas. Temperatura maior ou igual a 37,8°C deve ser avaliada pelo pediatra. Lembre-se também que febre alta pode causar crises convulsivas em bebês: além do uso do antitérmico indicado pelo pediatra, o banho frio ajuda a baixar a temperatura corporal nesses casos.

-Reflexos: os bebês possuem vários reflexos normais, que desaparecem com o tempo, como a preensão com as mãos e os pés, o sorriso involuntário, a sucção reflexa e o reflexo de Moro (“susto”, esticando braços e pernas, quando inseguro), entre outros.

-Sono: nas primeiras semanas, eles dormem muitas horas ( aproximadamente 15 horas por dia) e podem sim, trocar o dia pela noite, principalmente se ficarem desconfortáveis ou com cólica. As mamadas são freqüentes durante a madrugada, mas com o tempo vão espaçando.
                                                                                  
-Fezes: As primeiras evacuações são escuras, esverdeadas e pegajosas, chamadas mecônio. Em alguns dias se tornam amareladas e/ou esverdeadas, líquidas e/ou pastosas com grumos, podendo aparecer várias vezes ao dia no primeiro mês (principalmente após as mamadas) e vão espaçando em frequência, podendo chegar a 2 vezes por semana, sem ser considerado anormal. Não devem estar em bolinhas e ressecadas, o que é mais freqüente em bebês que usam fórmulas. Procure atendimento médico se as fezes estiverem claras ( brancas ou  bege),  principalmente associadas a urina escura.




-Moleira: a fontanela é um espaço membranoso entre os ossos do crânio que facilita a passagem do parto e o crescimento do cérebro do bebê, e se fecha em torno dos 2 anos. O fechamento precoce, conhecido como cranioestenose deve ser avaliada pelo pediatra. Seu abaulamento ou afundamento também são anormais.


-Pele: a descamação de pele é comum em bebês, principalmente os que nasceram com mais de 39 semanas. A presença de milium é inofensiva, isto é, bolinhas branco amareladas, sebáceas, no rosto e couro cabeludo. As chamadas manchas mongólicas, arrocheadas ou azuladas nas costas e nádegas geralmente desaparecem no primeiro ano de vida. 












-Aumento das mamas: podendo, inclusive, ter saída de leite. Independe do sexo do recém nascido, acontece pela passagem de hormônios da mãe para o bebê, é normal e regride espontaneamente. Não esprema.

-Secreção vaginal: secreção clara ou pequeno sangramento pode ocorrer nos primeiros dias, também pelas influências hormonais da mãe. Se persistir secreção branca e espessa com vermelhidão local, consulte o pediatra.

-Fimose: a grande maioria regride espontaneamente até 3 anos.


-Queda de cabelos: pode ser total ou parcial, não se preocupe.

-Olhos: O estrabismo é fisiológico até o sexto mês. A cor dos olhos também só se definirá neste período. Os bebês enxergam pouco, a pouca distância (até 30 cm) e tem muita dificuldade em focar e fixar o olhar. Ao final do primeiro mês ele já é capaz de acompanhar a trajetória de um objeto com os olhos. Se precisar fazer higiene, use algodão com soro fisiológico.




-Nariz: a obstrução nasal e espirros não significam que o bebê está gripado, e ocorre por irritação da mucosa a fatores externos. Lave com solução fisiológica e, se necessário, use um aspirador nasal. Cuidado ao usar o cotonete úmido para não empurrar secreções.


-Soluços: Os soluços podem estar relacionados à duas situações : a primeira é após as mamadas, quando o bebê está com a barriga cheia. É só esperar o esvaziamento do estômago que o soluço passará. A outra situação aparece quando o bebê está com frio (fralda molhada ou nas trocas de roupa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário