Amamentação



                     Benefícios do Aleitamento Materno

Para a mulher:
-aumento dos laços afetivos mãe-filho.
-mais rápido, fácil e barato.
-menos sangramento após o parto e menos anemia.
-recuperação mais rápida do peso pré gestacional: o aleitamento exclusivo aumenta seu gasto calórico em cerca de 30%.
-efeito contraceptivo por 6 meses(aleitamento exclusivo com amenorréia)
-menos câncer de endométrio, mama e ovário.
-menos osteoporose.
Para seu bebê:
-menores índices de alergias, asma, dermatite atópica, colite ulcerativa, otites e rinites, pneumonias, diarréias, doença celíaca, doença de Crohn, gastrite, obesidade e diabetes, leucemias e linfomas, síndrome da morte súbita infantil.
-melhora no desenvolvimento cognitivo,, neuromotor e social.
-melhor visão.
-auxilia no desenvolvimento dos músculos da face.
-previne defeitos ortodônticos, dentais e distúrbios da fala.
-melhora no desenvolvimento intelectual.
-aumento dos laços afetivos com a mãe.

   Além disso temos menos poluição, menores gastos institucionais e da própria família!
Temos muitos motivos para amamentar, mas o principal é: SER FELIZ E FAZER FELIZ!!!!!!!!!!
 Dra. Barbara Augusta do Nascimento
CRM 5264096-4




              Obstáculos ao aleitamento materno exclusivo

   Infelizmente muitos hábitos e práticas superadas ainda são obstáculos para o aleitamento materno exclusivo. Aspectos culturais que por muito tempo desvalorizaram o ato de amamentar ainda persistem e criaram paradigmas que precisamos mudar....

-medo de não ter leite ou não saber amamentar: toda mulher, potencialmente, terá leite...e apesar de ser um processo que tem sua carga instintiva, precisa ser aprendido.....você e seu bebê estarão aprendendo juntos e é por isso que estar bem informada vai ajudar muito!
-medo de sentir dor: amamentar não é um ato totalmente indolor inicialmente.....pode causar algum desconforto mas com a prática tudo melhora.....situações de muita dor como fissuras mamárias são causadas por uma pega incorreta, que deve ser devidamente corrigida....é a exceção e não a regra!
-bicos artificiais:chupetas, mamadeiras, bicos de silicone....todos causam confusão de bicos.
-introdução de água, chá ou outros alimentos antes de 6 meses.
-cobrança exclusiva da mãe, sem colaboração de familiares e profissionais envolvidos. Infelizmente pessoas da família, ainda que tenham intenção de ajudar, muitas vezes acabam influenciando negativamente a mãe que está insegura a adotar práticas totalmente erradas.....cuidado!Você precisa se informar e estar segura para saber filtrar o que você ouve.
-desrespeito ao período de licença maternidade.
-rotinas institucionais superadas como sedação materna, berçário de observação, interrupção do alojamento conjunto, mamadeira com soro glicosado nos intervalos, horário rígido e tempo limitado das mamadas.
-crença do leite fraco: muitas mães têm essa falsa crença e muitas vezes são mal influenciadas por palpites de terceiros, sugerindo que devem iniciar um complemento para o bebê. A amamentação deve ser por livre demanda, isto é, quantas vezes e por quanto tempo seu bebê desejar. Como o leite materno tem boa digestibilidade, o bebê vai querer mamar frequentemente, o que não quer dizer que ele está insatisfeito!!!
-promoção comercial de fórmulas infantis.



Diga não às armadilhas ao aleitamento materno!!!!Se informe!!!


 Dra.Barbara Augusta do Nascimento 
CRM 5264096-4



                       Posicionamento para a amamentação:




Parece óbvio, mas o importante é que a mãe esteja relaxada e confortável, seja sentada, deitada ou em pé. O ambiente deve ser calmo para ela e o bebê ;evitar amamentar fazendo outras atividades concomitantes como falar ao telefone, cozinhar ou atualizar seu facebook.Tente trocar olhares com seu bebê, que frequentemente a observa com afeto.Qualquer som que esteja ligado no ambiente, mesmo que seja uma música suave deve estar com volume baixo. Manter o uso do sutiã de amamentação de alças largas e abertura anterior que mantém a sustentação durante as mamadas.
Na posição sentada, o ideal é estar com as costas bem apoiadas; portanto uma poltrona confortável com apoio para os braços e costas altas é o ideal. Um apoio para os pés também proporciona mais conforto. Se estiver sentada na cama, você pode cruzar as pernas ou usar almofadas sob as coxas.
Na posição deitada, a mãe pode manter-se de lado apoiando as costas e a cabeça em travesseiros, com o bebê deitado de lado, proporcionando o contato abdome/abdome.Os ombros devem ser apoiados com os braços da mãe. É importante que nesta posição o bebê esteja levemente inclinado sobre apoio, de forma que a cabeça esteja mais elevada que o restante do corpo, evitando refluxo. A mulher pode ainda deitar-se com a barriga para cima com a criança deitada com a barriga pra baixo sobre a mãe (principalmente para as primeiras horas pós cesareana).
As almofadas de amamentação (em C) são ótimas para apoio do bebê sem que os braços se cansem rapidamente e dando muito mais segurança pra quem está cansada e com sono. O bebê pode permanecer sentado(em cavalinho), deitado ou em posição invertida (entre o braço e o lado do corpo da mãe). Existem 4 sinais indicativos da posição correta:
-O corpo e a cabeça devem estar alinhados (o bebê não precisa virar a cabeça).
-Corpos encostados (abdome do bebê em frente ao da mãe).
-Seu queixo encostado no peito da mãe.
-A criança deve estar apoiada pelo braço da mãe, que envolve a cabeça, o pescoço e a parte superior de seu tronco; e as nádegas de crianças muito pequenas.

A seguir algumas fotos para exemplificar :




 Dra. Barbara Augusta do Nascimento
CRM 5264096-4




Colostro e descida do leite

Durante os primeiros dias após o nascimento, a mulher produz um leite denso, pegajoso e amarelado, conhecido como colostro. Contém anticorpos contra agentes infecciosos, tem efeito laxativo e ajuda o bebê a expulsar as primeiras fezes, diminuindo a probabilidade da icterícia neonatal. Embora em pouca quantidade, o colostro é tudo o que o recém nascido necessita durante os primeiros dias de vida. Em seguida, o leite aumenta de quantidade, muda de aparência e composição, com o aumento dos níveis de gordura e açúcar mas mantém grande quantidade de imunoglobulinas e outros fatores de defesa, fundamentais nessa fase, devido a imaturidade do sistema imunológico dos bebês. Isso acontece 2 a 3 dias após o parto, sendo chamada de descida do leite; neste momento as mamas ficam bem cheias e devem ser massageadas e esvaziadas, evitando a turgência mamária e suas complicações. Pode ocorrer febre baixa nesse período.

Boa pega e sucção efetiva







                                                                          PEGA


A criança deve abocanhar não só o mamilo, mas principalmente toda ou a maior parte da aréola, evitando erosão ou fissura do mamilo. Além disso, sem a pressão adequada dos ductos lactíferos contra o palato não há saída adequada de leite.
            A mãe pode ser auxiliada a estimular o bebê a procurar e apreender o mamilo colocando-o encostado na bochecha deste, deixando-o explorar o peito com a língua.       Para isto, a criança deve estar calma e alerta, facilitando a pega da aréola. A mãe deve observar os sinais de ejeção do leite como o vazamento da mama contralateral e a presença de contrações uterinas (cólicas) pela liberação adequada de ocitocina.
             O uso das conchas é controverso:, evitam que as mamas fiquem muito cheias causando dor para mãe e dificuldade na pega.Prefira as flexíveis, mais confortáveis e menos traumatizantes para o mamilo e aréola. Mantenha o esvaziamento e higiene frequente das conchas com água e sabão cada vez que for esvaziá-las. Seque-as bem, pois o excesso de umidade aumenta a chance de candidíase mamilar. Além disso, passe algumas horas do dia (umas 2 a 4  h é razoável) sem as conchas e com as mamas descobertas (com o sutiã de amamentação aberto). O uso das conchas durante a noite aumenta a chance de trauma, portanto evite o uso nesse período .Evite seu uso se as mamas estiverem fissuradas pois aumenta o risco de candidíase...
            Se ao palpar a aréola, antes da mamada, esta estiver muito túrgida, deve-se ordenhar um pouco de leite pra facilitar a pega. Deve-se também massagear as mamas em movimentos circulares no sentido  horário antes de iniciar a mamada. Se a mulher tiver mamas muito volumosas, pode pressionar a mama contra a parede torácica, segurando-a e erguendo-a com a mão oposta, colocando os quatro dedos juntos por baixo da mama e o polegar acima da aréola (em C). Evite segurar a mama com os dedos em tesoura (indicador e médio) ou segurar a mama na aréola, pois isso atrapalha a ejeção do leite.

                                                                        SUCÇÃO EFETIVA

  Para que a sucção seja efetiva, deve-se observar 5 pontos:
-A boca do bebê deve abocanhar toda ou quase toda aréola
-O lábio inferior deve estar voltado para fora e cobrir quase toda a porção inferior da aréola, enquanto a parte superior pode ser visualizada
-A língua deve permanecer acoplada em torno do peito.
-As bochechas devem ter aparência arredondada.
-A criança deve parecer tranqüila com sucção lenta, profunda e ritmada, com períodos de atividade e pausa.

                                                           DURAÇÃO DAS MAMADAS

No início de cada mamada, o leite ejetado é o proveniente dos seios lactíferos, de aspecto acinzentado e mais diluído e com menor concentração de lipídios, constituindo o chamado leite anterior. O leite proveniente dos alvéolos, mais concentrado, gorduroso e de cor branca, é eliminado ao final da mamada, é o leite posterior.
Não se deve limitar a duração das mamadas, e, preferencialmente, deve-se esvaziar uma mama para depois oferecer a outra. Caso contrário o bebê só irá sugar o leite anterior, ganhando menos peso e ficando menos saciado, alimentando a falsa crença do “leite fraco”.
Além disso, no início da mamada, o bebê suga com mais força porque está com mais fome , esvaziando melhor a primeira mama oferecida. Por isso,comece cada mamada  pelo peito que o bebê mamou por último na mamada anterior.
É muito importante destacar que a amamentação deve ser em "livre demanda",isto é, ele deve mamar sempre que quiser: não se deve estabelecer horários e intervalos...com o tempo, as mamadas serão mais eficientes e naturalmente os intervalos serão maiores...não se preocupe!  

                                                       TÉRMINO DA MAMADA

O ideal é que o bebê solte a mama espontaneamente. Se isso não ocorrer, a mulher pode colocar a ponta do dedo mínimo na boca do bebê pela comissura labial deste para romper o vácuo e a criança soltar a mama sem ferir o mamilo. Ao término da mamada o mamilo deve ficar alongado e redondo e não deve estar achatado ou com estrias vermelhas.




 Dra. Barbara Augusta do Nascimento CRM 5264096-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário