sexta-feira, 12 de abril de 2013

Com um ano ou mais um pouquinho...

                                                             

Crianças precisam de proteção diferente para cada faixa etária.
Hoje vou deixar dicas para crianças a partir de um ano.
A primeira e mais importante supervisão constante. Sabe aquela história de que "basta piscar" para acontecer alguma coisa? É exatamente por aí.
Mas existem atitudes que vc deve tomar para evitar acidentes.

Veja se a sua casa está preparada para enfrentar a curiosidade e imaginação infantil.
Vamos começar com:

- as janelas elas são protegidas? Como fazer? Grades ou telas resolvem bem o problema. Mas cuidado se vc tiver uma criança um pouco mais velha. A maior pode querer cortar a tela. Só para testar a resistência!

- escadas costumamos nos lembrar de mandar as crianças a segurar nos corrimões mas nos esquecemos que elas adoram correr. Coloque grades nos locais onde existam escadas. Isso vai impedir acidentes.


- piscinas existem muitos acidentes com afogamentos em piscinas. Então dificulte o máximo o acesso das crianças ao local onde existem piscinas. Você pode colocar grades, portões, telas de cobertura e outros recursos para evitar o acesso. Outro local onde podem ocorrer afogamentos é no banheiro. Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada e a porta do banheiro trancada ou obstruída.
-  lavanderias este local é um grande vilão dentro de casa. Encare com seu arqui inimigo. Geralmente é onde ficam produtos de limpeza, baldes, vassouras, escadas... Além das portas, esvazie os baldes e não deixe nada de molho ao alcance de uma criança. E tanque não é brinquedo. Escadas podem ser utilizadas com facilidade para alcançar objetos em locais mais altos e/ou tanque (que na cabeça da criança pode virar uma lagoa. Pense em fechar o armário de produtos de limpeza.


- tomadas (com as atuais fica um pouco mais difícil mas a recomendação ainda é válida) use protetores de tomadas.

Como evitar
- Cozinha crianças e cozinhas não costumam dar bom resultado quando o assunto é preparo dos alimentos. Ela, a criança, poderá ajudar mais tarde (com mais idade). E sempre é bom lembrar de usar as bocas de trás do fogão e de colocar os cabos para dentro. E se possível coloque o mais longe possível objetos cortantes. Portões que podem limitar o acesso a cozinha.

Neste período a criança anda e é muito curiosa então sempre deixe os produtos em suas embalagens originais. Remédios, infláveis e produtos de limpeza e higiene devem ficar o mais longe possível dos olhos dos pequenos. O bom é que, hoje em dia, os fabricantes estão melhorando as embalagens o que dificulta um pouco mais a ingestão desses produtos, mas não devemos descuidar.
Outro cuidado é com os brinquedos. Brinquedos que tenham peças pequenas que podem ser engolidas e/ou serem introduzidas em orifícios (nariz, orelhas e outros) devem ser evitados. Antes de entregar qualquer brinquedo a uma criança verifique o selo do INMETRO. Este selo pode dar uma orientação quanto a idade adequada para aquele brinquedo.

E uma última dica criança deve ser transportada de forma adequada a idade e no banco de trás. E nada de deixar as mãozinhas e cabecinhas fora da janela!!
Mais dicas em breve.

2 comentários:

  1. Pra quem tem cachorro ou gato em casa, gosto sempre de lembrar que os recipientes de água e comida dos animais devem ficar longe do alcance dos pequenos.Normalmente só vamos nos lembrar disso quando encontramos nosso filho dividindo uma refeição com a cachorrinha da família.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! É preciso lembrar que os alimentos dos pets devem ficar em um local onde os pequenos não tenham acesso. Pois a ração pode virar biscoitinho ou ser introduzida em orifícios com ouvido, nariz... e a água fresquinha pode ser tentadora. Já que estamos falando em bichinhos não podemos esquecer que eles precisam de locais adequados para suas eliminações (urina e fezes). Se eles estiverem acostumados a sair para passear não esquecer de levar o saquinho para recolher. Em casa não permita que a criança tenha contato com urina ou fezes de animais.

    ResponderExcluir