segunda-feira, 15 de abril de 2013

Amamentação de bebês com fenda palatina e/ou labial



As fendas labiais podem ser uni ou bilaterais e estar associadas ou não às fendas palatinas. A grande maioria das pessoas acredita erroneamente que esses bebês não podem mamar no peito mas isso não é verdade. Cada caso é um caso; é claro. Não estou aqui dizendo que é tudo muito simples, porque não é. Mas é possível e vai depender de alguns fatores importantes: a mãe de um bebê com fenda deve se informar bem durante a gestação para se preparar para essa empreitada e ter  suporte de profissionais preparados.Infelizmente existe muita falta de informação, inclusive entre profissionais nas maternidades, o que acaba levando à práticas equivocadas e ao desmame precoce. Bebês com fenda tem capacidade de sugar a mama e o uso de sondas só está indicado em situações especiais como prematuridade, cardiopatia associada, alterações neurológicas associadas ou fendas muito extensas.É muito importante que seu bebê sugue, exercitando a musculatura orofacial. Portanto, a sonda não é a primeira opção na grande maioria dos casos e deve ser deixada para o caso de falha de outros métodos!!!Exija isso dos profissionais de saúde, exija a sua chance de amamentar;pra isso você deve estar bem informada!
Para amamentar seu bebê com fenda você deve:
-Esvaziar um pouco as mamas antes de oferece-las para que  estejam macias e facilitem a pega.
-É importante a higiene da fenda com cotonete úmido antes de depois das mamadas.


-Usar a posição semi-sentada ou sentada a cavaleiro: não amamente seu bebê deitado!
-Podemos usar uma pequena tira de micropore sobre as fissuras labiais, para facilitar a pega.
-Nas fendas palatinas a mãe pode apoiar o seio com  mão e introduzir o polegar na boquinha do bebê para obliterar a fenda.
-Existem obliteradores palatinos que podem ser usados em fendas maiores.
-Faça algumas pausas durante as mamadas para seu bebê arrotar pois ele engole muito ar.
-É normal que ele fique cansado pelo esforço da mamada, por isso as mamadas serão mais curtas e os intervalos menores, tenha calma!Se ele ficar muito cansado, avise ao pediatra.


-Caso você não consiga amamentar diretamente no seio ou o bebê fique cansado demais e com ganho de peso insuficiente você pode optar em ordenhar as mamas e oferecer leite materno com copinho, colherzinha ou com mamadeiras com bicos especiais.A maioria das mães que já tive relato preferem optar pela mamadeira, mas cada um terá sua  própria experiência.
LEMBRE-SE: SE INFORME, CONHEÇA A EXPERIÊNCIA DE OUTRAS MÃES, CONSULTE PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS (PRINCIPALMENTE FONOAUDIÓLOGOS), VISITE SERVIÇOS DE REFERÊNCIA. E ACIMA DE TUDO, TENHA PACIÊNCIA COM SEU BEBÊ E COM VOCÊ MESMA.
TUDO VAI DAR CERTO!




DRA BARBARA AUGUSTA DO NASCIMENTO
CRM 5264096-4



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário