terça-feira, 4 de junho de 2013

Mobiles Montessori

  Nesta semana, fui apresentada por uma amiga do facebook, à pedagogia Montessoriana.Eu já conhecia, mas na verdade, muito superficialmente.Resolvi me embrenhar em artigos, posts, blogs e sites e estou achando a proposta MARAVILHOSA.Percebi que fiz algumas coisas do método, com Heitor, que está com 6 anos, mas de forma totalmente intuitiva, ao acaso....mas tudo fica mais fácil, conhecendo maiores detalhes , e vou aplicar o que estou aprendendo no meu dia a dia com o pequeno Daniel, agora com 3 meses e meio. Comecei pelos móbiles e explico o motivo: Daniel ODEIA o móbile "carerézimo" da fisher price que comprei; não sei se é a música ou o visual dos bichinhos(que até são bonitinhos) mas ele olha com cara de pavor!!!
De acordo com o princípio Montessori , os móbiles cuidadosamente escolhidos são uma parte importante do primeiro ambiente de uma criança. A série de móbiles visuais são projetados para ser apresentado ao bebê que ainda não está atingindo com um propósito ou agarrar com intenção. Eles estão pendurados de tocar a distância, mas não tão longe que o bebê não pode se concentrar neles. Há, então, uma série de móbiles projetado para ser agarrado e puxado quando o bebê está pronto.

  O objetivo de móbiles no ambiente da criança é:

  • incentivar o foco e a concentração
  • oferecer uma experiência visual
  • dar informação cinética
  • educar o senso estético

  Os móbiles Montessori são bem diferentes dos móbiles que compramos nas lojas atualmente:são bem simples, minimalistas e silenciosos.Os móbiles disponíveis no mercado são lindos, mas pouco funcionais para recém nascidos, pois bebês ao nascer são funcionalmente cegos, gradativamente seu olhar se estabelece e progressivamente se aprimora. Inicialmente os bebês apresentam preferências por contornos pronunciados, com forte contraste claro-escuro e ricos em detalhes. 





  Nessa fase os móbiles devem oferecer contraste, por isso, é preferível que sejam em preto e branco. Além disso devem fornecer um ponto de foco (um ponto de destaque para o bebê fixar o olhar), isso para ajudar a desenvolver o foco visual e o tempo de atenção do recém nascido.Nessa fase inicial eles indicam, a partir de 2 semanas, o MUNARI, mobile criado pelo arquiteto Bruno Munari e que pode ser feito em casa....Deve ser pendurado a 20 cm do seu bebê.Não tentei fazê-lo pois Daniel já está crescido e optei em me aventurar nos móbiles GOBBI  e os OCTAEDROS.



  O Gobbi possui esferas da mesma cor com diferentes tons: fiz com novelos de linha azul, pendurados em um pauzinho de churrasco e linha transparente de pesca pra pendurá-lo.




  Os Octaedros são feitos com as cores primárias:azul, amarelo e vermelho.Peguei o molde no blog acaratapa e os fiz com cartolina brilhante.Ficou lindo, Daniel adorou, ficou enfeitiçado por algo tão simples, tão singelo....E é muito gostoso saber que foi você que fez....


No site www.littleredfarm.com você encontra muitas informações como a faixa etária para cada móbile e também sobre outros móbiles.


5 comentários:

  1. Interessantissimo !!!
    A simplicidade para ser confeccionado , o conteúdo da informação e a felicidade estampada no rosto do bebê tão lindo !......
    Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, adorei! Estou gerando meu filhotinho ainda e não vejo a hora de estudar mais sobre o método, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o método é mesmo ótimo, tem uma comunidade ótima no facebook, com muitas informações legais...

      Excluir
  3. Fiz o móbile Munari e meu filho fica completamente entretido com ele. Chaga a ficar um tempão direto quietinho vendo o móbile... e olha q ele ainda está com 1 mês e meio. Muito obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir