terça-feira, 28 de maio de 2013

ACUPUNTURA NA GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO



De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, nós somos constituídos por duas principais fontes de energia: Essência Pré-Celestial e Pós-Celestial.  
A Essência Pós-Celestial é determinada pelo hábito de vida (atividade física, excesso de trabalho), e pelo hábito alimentar. 
A Essência Pré-Celestial é determinada pelos nossos pais. É no momento da concepção  e durante a gestação que adquirimos parte da energia de nosso pai e parte, da nossa mãe. Por isso, é importante para o bebê que se trabalhe os desequilíbrios dos pais, através da Acupuntura.
Além disso, muitas queixas comuns na gestação podem ser tratadas através da Acupuntura,trazendo bem estar para essas mulheres.Opção valiosa, se pensarmos que existem muitas restrições ao uso de medicamentos nesse período.
As queixas mais comuns nesse período são:
-queixas digestivas: náuseas e até a hiperemese gravídica, que pode ocorrer em alguns casos;azia,plenitude, gases, eructação excessiva,refluxo gastroesofágico,constipação.
-lombalgias e ciatalgias.
-síndrome do túnel do carpo:compressão do nervo mediano no canal do carpo, é fisiológica na gestação ,mas causa muito desconforto pela dor e dormência nas mãos.
-insuficiência venosa:com a piora no retorno venoso, temos edemas, dores e peso nas pernas,e muitas câimbras.
-cefaleias, tonteiras e vertigens.
-insônia, ansiedade,depressão.
-congestão nasal, rinite, muito comuns devido a alterações típicas da gravidez na mucos nasal.
-hipertensão arterial:como tratamento auxiliar, juntamente com os medicamentos anti hipertensivos.
-preparação e indução do parto.

A acupuntura deve ser feita por profissional habilitado, com agulhas descartáveis e em posição confortável.Prefere-se o agulhamento das costas em posição sentada a partir do segundo trimestre  e no final da gestação pode ser necessário colocar a gestante em decúbito lateral esquerdo(de  lado) pois o decúbito dorsal(de frente) comprime a veia cava e causa tonteira e falta de ar. Alguns pontos podem induzir contrações uterinas e estão contraindicados antes do período de indução do parto.Pontos na pelve e posteriormente no abdome da paciente, devem ser evitados também.
No período pós parto, pode ajudar no processo de amamentação pois existem pontos que estimulam a produção de leite, além de sua aplicação no controle da ansiedade ou depressão comuns nesse período.

DRA BARBARA AUGUSTA DO NASCIMENTO
MÉDICA OBSTETRA COM FORMAÇÃO EM ACUPUNTURA PELO IARJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário