segunda-feira, 20 de maio de 2013

RELACTAÇÃO OU AMAMENTAÇÃO ADOTIVA

RELACTAÇÃO,TRANSLACTAÇÃO OU AMAMENTAÇÃO ADOTIVA








Ontem foi dia mundial da doação de leite humano, e lembrei-me que ainda não postei sobre um assunto muito importante e pouco falado: a relactação. Através desse processo, mães de bebês que permaneceram muito tempo internados por prematuridade ou outro motivo podem reiniciar o processo de amamentação. Observo um número imenso de mães de prematuros que não são orientadas nas UTIs neonatais durante a internação de seus bebês e não são incentivadas nesse sentido....já não basta estarem passando por um momento tão delicado e estressante como este, acabam sendo negligenciadas desse cuidado especial...negligência também com os bebês prematuros, que possuem um sistema digestivo ainda mais imaturo do que um bebê a termo;portanto ainda mais sensível a fórmulas infantis, além de ter sido privado do contato com a mãe e intensamente manipulado.
ESSA MÃE E ESSE BEBÊ MERECEM UMA SEGUNDA CHANCE!!!!
Além disso, a relactação é utilizada para permitir que maês adotivas possam amamentar, o que é protegido por lei através de licença trabalhista também para as mães e pais adotivos!Então, vamos lá:
As mães de bebês prematuros já possuem as mamas preparadas durante a gestação para a amamentação: os mamilos estão mais escuros e resistentes e as glândulas mamárias mais desenvolvidas, amadurecidas pelos estímulos hormonais da gestação...o mesmo não acontece com as mães adotivas, que devem iniciar os banhos de sol nas mamas uns 3 meses antes da adoção, além de iniciar imediatamente o uso de medicamento que aumente a produção de  prolactina pela hipófise, hormônio que estimula a mama a produzir leite.O uso de medicamentos pode ou não ser necessário no caso da relactação de prematuros;geralmente as mamas dessas mães respondem mais rapidamente aos estímulos que as mães adotivas. Na verdade, o maior estímulo para produção de prolactina é a sucção do mamilo pelo bebê, havendo estímulo também através da ordenha manual ou através de bomba, ainda que menor.É nisso que se baseia esta técnica: leite materno doado ou fórmula infantil será colocado em um recipiente(mamadeira, copo ou seringa), em posição mais alta do que o bebê.Ligado a esse recipiente teremos uma sonda com a ponta no mamilo: o bebê sugará o mamilo e o leite sairá pela sonda simultaneamente, mantendo o interesse do bebê em sugar.Com esse estímulo constante, a mama começará a produzir leite, que gradualmente substituirá o leite oferecido pela sonda.


A sonda é a de aspiração nasotraqueal número 4 ou 6, acoplada a um recipiente como uma mamadeira ou um  copo.Particularmente gosto de usar uma seringa grande de 60 ml pois podemos empurrar o êmbolo lentamente caso o leite não flua bem espontaneamente.Existe um sistema suplementar de nutrição, da Medela, pronto para uso, mas de custo bem mais elevado(disponível na internet).

Marinheiras de primeira viagem geralmente começam a produzir leite com 15 dias de estímulo; as veteranas produzem com 5 a 7 dias.
Não estou dizendo que trata-se da coisa mais fácil do mundo, mas É POSSÍVEL E MUITO VIÁVEL!!!Não desista antes de tentar, e isso deve ser feito com apoio profissional e familiar!!!


Gosto de falar nesse assunto em nossos cursos pois não sabemos qual gestante terá um parto prematuro e precisará desse recurso...mesmo que ela não saiba executar o procedimento sozinha, inicialmente, o mais importante é que ela saiba que ele existe e que ela tem o direito de tentar. A falta de informação não pode tirar essa chance, de ninguém.
Conte conosco para tirar dúvidas e se precisar de ajuda!







3 comentários:

  1. Muito legal a matéria! Muito útil e o assunto é realmente pouco falado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Morgana....a informação tem que chegar às pessoas que precisam desse recurso....obrigado !!!

    ResponderExcluir
  3. Ontem, por acaso, encontrei um suplementador de uma marca nacional, chamada mama tuti, da marca Jonh Peter,por R$40,00,bem interessante!!A loja chama-se bebêX, no Shopping Iguatemi/Rio de Janeiro.Boa Dica pra quem está precisando e tem dificuldade pra encontrar fora da internet.

    ResponderExcluir