quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Quarto Montessori compartilhado com os pais


  Minha experiência com o método Montessori é recente, e tenho tentado aplicar alguns ensinamentos com meu filho mais novo, Daniel, agora com seis meses. Comecei com os móbiles, quando ele estava com dois meses e gostei tanto que resolvi adaptar nosso quarto. Nesse caso, é importante comentar o que quero dizer com "NOSSO" quarto.
   Heitor, meu filho mais velho, agora com 6 anos, dormiu em nosso quarto, até uns 3 anos. Quando tomei essa decisão fiquei muito insegura, pois li  e recebi várias críticas em relação a isso. Mas hoje, com mais experiência e conhecimento sobre o Co-sleeping e a criação com apego, vejo que, instintivamente na época, foi a melhor coisa que fiz. Percebo isso claramente observando a tranquilidade com que Heitor passou para seu quarto e aceitou sem ciúmes ou questionamentos, a chegada do irmão para ocupar um espaço que foi dele por muito tempo. Quando engravidei de Daniel, Heitor já dormia no seu quarto, mas ainda gostava de ouvir estórias e adormecia no meu quarto, para depois ser levado, já dormindo, para seu próprio. Compramos uma super cama/barraca bacana, passamos um fim de semana montando em família e ele se transformou em um rapaz que ouve estórias e adormece sozinho no seu próprio cantinho.....e sabe que pode "nos visitar"quando quiser: caso se sinta inseguro, tenha um pesadelo ou simplesmente esteja com vontade de dormir no "ninho de rato", como seu pai gosta de dizer. É uma intimidade e um carinho difícil de explicar, delicioso, e que nenhum educador ou cientista vai me convencer que faz mal à alguém!!!



  Pois bem, conheci o método e resolvi me livrar do berço!!!Coloquei-o coladinho na minha cama, uma cama baixinha, que parece um caixotinho, e que era de Heitor.O método Montessori indica camas baixas, sem grades ou um colchão no chão mesmo, para que a criança fique livre para entrar e sair quando quiser. Ele fica pertinho, sob meus olhos, sem risco de queda e fica fácil para amamentar durante a madrugada...eu nem levanto:pego e trago para minha cama para mamar e depois recoloco-o na caminha.Coloquei  o mosquiteiro  e era a hora de aprontar o cantinho da atividade.



  Como o quarto é grande, tem um bom espaço para colocar um EVA no chão e optei por placas grandes, que são mais fáceis para desmontar e limpar. Pendurei duas argolas em um gancho no teto, com barbante mesmo( mas o ideal é com elástico).Na parede, quadros que Heitor pintou para a chegada do irmão (sempre tentamos incentiva-lo a participar da estruturação do quarto e das coisas da casa). Uma barra de cortina na parede para que ele comece a tentar andar e tenha um apoio e um espelho(de acrílico, que não quebra e tem uma boa imagem) que ele adora, para se olhar e  se reconhecer.Colei adesivos coloridos de parede e deixei brinquedos bem simples e estimulantes( de madeira, potinho plástico com arroz, mordedor, bola) e, no futuro, vou completar com uma pequena estante, baixa, com seus brinquedos acessíveis e organizados.



Ficou ótimo, gastei pouco e  vou detalhar abaixo onde comprei os itens e os preços, para facilitar quem quiser imitar!!!




Pin cama jr, Tokstok: R$510,00
Chateau mosquiteiro,TokStok:R$59,90
Circo palhaço malabarismo, TokStok: R$52,50
Varão para cortina, Loja bandeirantes; R$9,90
Placas de EVA, 1mX1m, Casa da borracha: R$32,00
Argolas plásticas de jogo de argolas, Loja bandeirantes: R$9,90
Espelho de acrílico Teddy bear GRANDE, na ELITIZE: R$66,00
Tapete de atividades Tinylove










2 comentários:

  1. Montessori é tudo de bom!!!
    Estou montando o quarto do meu filho dessa forma também!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto bem explicativo, parabéns pela escolha do método Montessori e parabéns ,principalmente,pelo grande amor e carinho que dá aos seus filhos. Assim como os índios que são criados enganchados na cintura das mães NUNCA serão guerreiros.....

    ResponderExcluir