EXTRAÇÃO, CONSERVAÇÃO E OFERTA DE LEITE MATERNO
A extração manual é a mais recomendada, por se assemelhar com a sucção da criança. Basta massagear a aréola com movimentos circulares e posteriormente pressioná-la entre o polegar e o indicador. Pode-se optar pelo uso das bombas (manuais ou elétricas). Existem modelos elétricos compactos e mais em conta da medela, avent e nuk. Modelos hospitalares estão disponíveis para aluguel.
O leite deve ser reservado em um vidro previamente higienizado e esterilizado (ferver durante 15 minutos), com tampa plástica de rosca. Se pode utilizar vidros de nescafé ou maionese desde que o papelão interno da tampa seja retirado. Lembrar-se de identificar os vidros com a data da coleta. A mãe deverá prender os cabelos, lavar as mãos até os cotovelos, lavar as mamas apenas com água e secá-las com uma toalha limpa.
O leite extraído pode permanecer em temperatura ambiente até 2 hs, em geladeira por 24 hs, em congelador comum por 1 semana e no freezer por 15 dias. No momento do uso, deverá ser descongelado em banho maria desligado: quando a água ferve o fogo deverá ser desligado para então o vidro de leite ser colocado na água. O leite materno não pode ser fervido nem aquecido em forno microondas. Lembre-se de retirar um pouco antes do congelador antes de colocá-lo na água quente ou o vidro pode estourar.
A oferta de leite deve ser feita preferencialmente em copinho ou colher para não causar confusão de bicos, principalmente na fase inicial do processo de aleitamento, quando ele ainda está aprendendo a ter uma boa pega e a sugar eficientemente.
O leite que sobrar deve ser utilizado em até 12hs após seu descongelamento, devendo nesse período permanecer na geladeira (não recongelar). Mães que façam ordenha no trabalho devem congelar o leite e transportá-lo congelado em bolsa térmica ou isopor.
O leite excedente pode ser para reserva do seu bebê ou para doação a bancos de leite.Você pode acessar a página da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano através do endereço www.redeblh.fiocruz.br, onde irá encontrar todas as informações necessárias para a doação do seu leite excedente. A prática de amamentar outro bebê que não seja o seu está contra – indicada.
PS: UMA DAS REGRAS MAIS IMPORTANTES NA AMAMENTAÇÃO É NÃO DEIXAR QUE AS MAMAS FIQUEM EXCESSIVAMENTE CHEIAS, O QUE CAUSA DOR, DIFICULDADE EM AMAMENTAR POIS O BEBÊ NÃO CONSEGUE TER UMA BOA PEGA ,ATÉ COMPLICAÇÕES MAIS GRAVES COMO FISSURAS E ABSCESSO MAMÁRIO. PORTANTO, SEMPRE ESVAZIE UM POUCO AS MAMAS SE PERCEBER QUE ELAS ESTÃO FICANDO CHEIAS DEMAIS!!
DRA BARBARA AUGUSTA DO NASCIMENTO CRM 5264096-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário