terça-feira, 11 de dezembro de 2012




PORQUE MENINOS PRECISAM DESENVOLVER AFETO PELOS FILHOS E OUTRAS CRIANÇAS, PORQUE HOMENS AMAM E CHORAM!!! PORQUE HOMENS SAO TAO CAPAZES DE CUIDAR DE CRIANÇAS QUANTO AS MULHERES!!!!!

Por: Acción social y solidária UCA

"Nós adultos, desde que os homens são meninos, tendemos a inculcar-lhes uma educação que restringe suas emoções naturais mais básicas. A compaixão, o abraço, a carícia e outras demonstrações afetivas de um adulto homem para com seus filhos, geralmente se vê impedida por regras culturais recebidas em sua infância, geradas pelo desconhecimento e os ensinos equivocados sobre o comportamento humano. Estes meninos certamente estão aprendendo a não reprimir seu lado naturalmente sensível!!!!"
DRA BARBARA AUGUSTA DO NASCIMENTO CRM 5264096-4

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Placar dos Hospitais Amigos da Criança

Fiquei impressionada, ao visitar o site da UNICEF,com a lista do numero de Hospitais com esse título em cada Estado e por região: o campeão é o Estado de São Paulo com 37; mas os Estados nordestinos, surpreendentemente possuem um bom número de títulos e a região nordeste como um todo é a campeã. Fiquei feliz ,pois apesar de serem Estados que, sabemos, têm um PIB menor que os Estados da região Sul e Sudeste, estão fazendo sua parte.
Bem, o Rio de Janeiro vem com apenas 17 Hospitais Amigos da Criança;confesso minha decepção. A lista de Hospitais está disponível no site da UNICEF BRASIL.No Rio de Janeiro, todos os hospitais são públicos, principalmente da rede municipal de saúde.Continuo percebendo que a iniciativa privada infelizmente não participa desse movimento pró amamentação.Aliás, a iniciativa privada continua muito deficiente, inclusive, na orientação das pacientes e é isso que nos faz querer ainda mais trazer informações relevantes e sobretudo APOIO!
Abaixo, a lista citada anteriormente:

Acre – 1
Alagoas – 7
Amapá – 1
Amazonas – 6
Bahia – 8
Ceará – 35
Distrito Federal – 11
Espírito Santo – 4
Goiás – 22
Maranhão – 20
Mato Grosso – 1
Mato Grosso do Sul – 4
Minas Gerais – 21
Pará – 10
Paraná – 18
Paraíba – 22
Pernambuco – 11
Piauí – 12
Rio de Janeiro – 17
Rio Grande do Norte – 28
Rio Grande do Sul – 16
Santa Catarina – 18
São Paulo – 37
Sergipe – 2
Tocantins – 3
Total – 335
Hospitais Amigos da Criança por região
Norte – 21
Nordeste – 145
Centro-Oeste – 38
Sudeste – 79
Sul – 52

Dez passos para o sucesso da amamentação,
segundo recomendações da OMS/UNICEF: 

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipa de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
3. Informar todas as grávidas atendidas sobre as vantagens e a pratica da amamentação. 
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas de seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja por indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia. 
8. Encorajar a amamentação sob livre demanda (sempre que o bebé quiser).
9. Não dar bicos artificiais (tetinas) ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Encorajar a criação de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro em Spedale degli Innocenti, na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos.
A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde para:
  • informar profissionais de saúde e o público em geral;
  • trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando;
  • apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno;
  • combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.
  • DRA BARBARA AUGUSTA DO NASCIMENTO CRM 5264096-4


domingo, 9 de dezembro de 2012



  Queremos contribuir ativamente com uma mudança nos conceitos relacionados à maternidade e à amamentação!